A EXPANSÃO DO ECOTURISMO EM SERRA NEGRA
- Vanessa Viana
- 7 de nov. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 14 de dez. de 2023
A INSERÇÃO DO TURISMO RURAL EM SERRA NEGRA

Os passeios pela região de Serra Negra vão além das festas. A riqueza ecológica composta por paisagens, trilhas e grutas têm atraídos milhares de pessoas que querem estar conectados com a natureza. Semanalmente diversos ônibus e vans sobem a Serra com turistas e trilheiros com motos, quadriciclos, Jeep ou até pau-de-arara buscando aventuras, descobertas, desafios ou simplesmente contemplação com um cenário irresistível e encantador. O clima frio e ameno na maior parte do ano é uma atração à parte,

fazendo com que o brejo (como também é chamado) seja perfeito para quem quer curtir a reserva natural, de bate e volta, ou se hospedando nas pousadas ou nas áreas de camping, a exemplo do Sítio da Pedra Solta.

Essa inserção do turismo na zonal rural de Bezerros, vem trazendo modificações na reserva natural não só sob o aspecto socioespacial, que têm adquirido novas funções, mas também no aspecto econômico, já que essa atividade tem trazido diversos benefícios à população local, como crescimento de trabalho, aumento de renda, vendas, adaptações de lugares para visitação e surgimento de novas empresas destinadas a promover variados tipos de passeios ecológicos pela região serrana.
Vale salientar que o Brejo da Serra Negra é um local que nem sempre dependeu unicamente do turismo, já que ali sempre é uma região essencialmente agrícola e de pecuária. Os moradores nativos sempre viveram da agricultura e criação de animais de pequeno e médio porte, para subsistência. Contudo, com o crescimento da visibilidade na mídia, em decorrência dos festivais culturais, todo o cenário sentiu o impacto, que começou a expandir para diversas áreas, sendo o ecoturismo umas das principais delas.

Em conversa com Irandir Laurentino, dono de uma das mais movimentadas empresas de Turismo rural, ele conta que a reserva ecológica Serrana tem mais de 20 trilhas, grutas e açudes, entre elas a muito conhecida Caverna de Deda, a mata de Vertentes, a Pedra Cortada, a Gruta do Amor e o Parque ecológico, além de locais para rapel com vistas panorâmicas.

Irandir que também é dono do Sítio Serra Velha e da Laurentur Receptivo diz ainda que a sua empresa está em atividade desde 2009 e cada vez mais crescente, graças ao fenômeno do Turismo que está sempre em ascensão, em razão desse inúmeros atrativos que o Distrito de Bezerros oferece. Declarou também que durante a pandemia este setor foi um dos mais atingidos e foi preciso unir forças com os demais setores para enfrentar a crise. A parceria foi realizada com os bares e restaurantes (setor gastronômico) e o setor cultural, destacando J. Borges na Xilogravura e Lula Vassoreiro, Mestre na criação das Máscaras de Papangus, integrando aos passeios visitações às obras e paradas para almoço com curtição nos bares.

A história da família Laurentino e seu amor pela Serra
Essa ligação com Serra Negra teve inicio com o seu tataravô, Manoel Laurentino que adquiriu terras a título de posse e ainda a patente de Major. Seu filho, José Laurentino, fundou a Casa do Café dentro do Sítio da Serra Pintada, hoje um ponto turístico. Já o seu neto Deda, o avô de Irandir adquiriu terras onde atualmente é visitada e conhecida como a Caverna do Deda. Seu pai, o senhor Leuzinho foi um desbravador de estradas e rotas visando o escoamento do café, durante os anos 70. A família Laurentino é uma das mais antigas e atuantes na região. Irandir é irmão da atual prefeita e disse que trabalhou como Diretor do Meio Ambiente durante 2 governos, deixando como legado a criação da RPPN (Reserva particular do patrimônio natural da Serra Velha) protegendo 130 hectares pertencentes ao município.
VIVENDO AVENTURAS NO ALTO DE SERRA
Turistas contam suas experiências e passeios feito pela reserva ecológica.
Verônica Santos, empresária, 47 anos, aproveitou o feriado de 12 de outubro para levar a família e amigos para um fim de semana diferente. “Apesar de já ser frequentadora assídua de Serra Negra, não tinha experimentado viver essa aventura de fazer trilha com quadriciclo e conhecer as grutas naturais”.

O passeio foi realizado pela agência de turismo Rotas de Serra Negra e teve 3 horas de duração, acompanhado pelo guia nativo da região, Vanderley, que exerce também a função de garçom no bar Amigos da Serra e cantor, cuja voz muitas pessoas associam a João Gomes.

Ela chama à atenção para o cuidado que a empresa tem com os clientes no quesito segurança. O uso de capacete, monitoramento da velocidade, capa e touca para chuva, além do treinamento de 15 minutos antes de pilotar e iniciar o passeio, são exemplos. “Como o Tour foi realizado à tarde, fizemos a rota do pôr do sol e no final paramos para apreciar a vista com direito a um espumante para um brinde”.


Comentarii