top of page

A saudosa Festa das Bandeiras

  • Foto do escritor: Vanessa Viana
    Vanessa Viana
  • 3 de dez. de 2023
  • 1 min de leitura

Atualizado: 14 de dez. de 2023

O Cortejo das Bandeiras faz homenagem aos três santos juninos, Santo Antônio, São João e São Pedro e desfilou durante 5 anos no pátio da Serra Negra, porém nesse ultimo mês de junho, por não contar com o apoio da prefeitura, a festa não se realizou.




Andrezza Caetano idealizadora do projeto, contou que a comemoração teve inicio na casa de um morador, mas devido a boa repercussão no ano seguinte foi realizada na praça e assim por diante.

A festa era totalmente gratuita, pedindo algumas vezes apenas doação de material ( papel) para a escola local. O objetivo do evento sempre foi resgatar as antigas tradições juninas, como a corrida de saco, a dança da laranja, o quebra-panela, que são brincadeiras que quase não mais se vê hoje em dia, onde não só as crianças se divertem como os adultos também podem entrar na curtição.

O outro foco do cortejo sempre foi ressaltar a cultura dos santos católicos, embora a festa não tivesse natureza religiosa, existia um desfile com cantigas juninas.

A vontade de participar da festa era tanta, que pessoas vinham de fora no período e disputavam as poucas casas que tinham disponíveis para aluguel. "Pois não é como hoje, onde há bem mais hospedagens"- comentou.

Andrezza fala com saudade da festa e lamenta nunca ter havido apoio do poder público. Pois vários pequenos pedidos como o envio de banheiros químicos nunca foram atendidos. "o que é uma pena, já Festa das Bandeiras contribuía muito para o lazer da comunidade, além de aquecer o comércio local como bares, restaurantes e aluguéis de casas". Finalizou.


Comments


bottom of page