top of page

IMÓVEIS VALORIZADOS E ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA

  • Foto do escritor: Vanessa Viana
    Vanessa Viana
  • 15 de nov. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 14 de dez. de 2023

ANTIGOS E NOVOS IMÓVEIS, A SUPERVALORIZAÇÃO E A ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA


A cada ida à Serra Negra se nota a mudança na paisagem. Em minhas viagens pelo menos uma vez ao mês nesses últimos 2 anos, o desenvolvimento da cidade é algo tem chamado bastante atenção com a aparição de novas construções, sendo um dos motivos pelos quais me fez querer escolher esse tema.


Esse é um dos maiores reflexos do turismo no vilarejo, o qual hoje em dia já não podemos chamá-lo assim, pois a vila atualmente é apenas o centro onde há o comércio e o agito maior, quando a Serra se expande a largos passos pelos arredores.


Devido à visibilidade dos últimos anos, o crescimento imobiliário e a supervalorização dos imóveis na região é um fato incontestável, o que despertou a especulação imobiliária, posicionando o lugar como um dos metros quadrados mais caros da região.


A especulação imobiliária que é a compra de terreno ou casas esperando uma supervalorização, vem ocorrendo pelo menos nos últimos 10 anos, segundo entrevista dada pela atual prefeita ao G1 em 2021, e conforme informações colhidas em conversas informais com amigos que tem casas para aluguel.


Segundo à prefeita, dentro da vilinha que não tem reserva ambiental, mas somente nos arredores, essa especulação é necessária e satisfatória, já que traz economia para a região.


O fato é que tanto os antigos moradores, como as pessoas de fora que sabe ou souberam investir ainda quando a Serra não era tão visitada, ou que conseguiram comprar imóveis no período de baixa, a exemplo da pandemia, estão lucrando satisfatoriamente com essa supervalorização. Pois qualquer casinha antes comprada a preço de banana, hoje está a preço de ouro.

Em contrapartida, há quem não veja com bons olhos essa permissão sem freio por parte do poder público, sob a alegação de que muitas das construções não preservam o meio ambiente e que essa exploração desenfreada trará consequências desastrosas para região, conforme denúncias feitas em sites da região.



Comments


bottom of page