top of page

SERRA NEGRA " A MENINA DOS OLHOS " DO AGRESTE

  • Foto do escritor: Vanessa Viana
    Vanessa Viana
  • 29 de out. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 14 de dez. de 2023


Serra Negra é uma região do Agreste Pernambucano, situada a quase mil metros de altitude comparada ao nível do mar e a mais ou menos 110 km de Recife, capital do estado. Localizada no município de Bezerros é a “menina dos olhos” da cidade.

Se Serra Negra foi um dia um pequeno vilarejo, isso já ficou no passado. Hoje é um local bastante procurado pelos turistas, veranistas e por pessoas que querem se estabelecer em definitivo na região.

Conhecida por ter o São João mais alto e mais frio, este ano em abril/2023 a festa foi tombada como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. O título é resultado da resolução nº 1897, da autoria do Deputado Estadual Henrique Queiroz.

Porém em conversa com diversas pessoas que frequentam o local há muitos anos, eles pontuam que existem duas Serras. Uma antes e outra depois do surgimento da Bodega de Veio.

A bodega do momento em que chegou na vila e até os dias de hoje é a maior referência turística de Serra Negra. Muitos dos viajantes que vão conhecer o lugar, param para dançar e disfrutar do bar. O "Véio" como é conhecido, é responsável direto pela maior permanência do movimento do turismo durante o ano inteiro. Além da visibilidade alcançada, maior até mesmo que eventos vultosos já ocorridos no passado, como espetáculos no Anfiteatro com Shows de Gilberto Gil, Yamandú Costa, Dominguinhos e outros mais.

Atualmente o ambiente serra negrense é tomado por constantes construções imobiliárias inclusive em condomínio, novos loteamentos, diversos restaurantes e bares, com shows de artistas locais e já renomados, eventos culturais tais como o Festival de Cinema e Festival de Inverno, FestSerra além do nosso já prestigiado São João.

Com isso acarretou uma supervalorização da mão-de-obra local e aquecimento do comércio para abastecimento da população das proximidades. Como mercadinhos, lanchonetes, pizzarias e serviços em geral.

Paralelo a esse crescimento que vem urbanizando o antigo vilarejo, há uma constante ação e preocupação em manter viva e preservada a reserva ambiental desse paraíso. Porque fora a vista e o pôr do Sol deslumbrante, há parques ecológicos, cavernas, sítios que também podem ser apreciados. O crescimento do ecoturismo também já uma realidade.

O turista que se propõe a desbravar a Serra nos dias de hoje, faz uma verdadeira imersão em um paraíso cultural, num refúgio natural com uma vegetação exuberante, ao mesmo tempo que se diverte nos agitos noturnos da pequena vila bôemia e ainda pode trazer mimos de lembrança como o café ou a cachaça produzidos lá na área ou outros artesanatos.


Comments


bottom of page